Sobre a Revista

A CEUA (Comissão de Ética no Uso de Animais) destina-se a fazer a revisão ética de toda e qualquer proposta de atividade científica ou educacional que envolva a utilização de animais vivos não-humanos, essencialmente de grupos vertebrados, sob a responsabilidade da instituição, seguindo e promovendo as diretrizes normativas nacionais e internacionais para pesquisa e ensino envolvendo tais animais.

É dever primordial do CEUA a defesa do bem-estar dos animais em sua integridade, dignidade e vulnerabilidade, assim como zelar pelo desenvolvimento da pesquisa e do ensino segundo elevado padrão ético e acadêmico.

Antes de qualquer atividade envolvendo um animal, o pesquisador ou professor deverá encaminhar a sua proposta à CEUA, com a ciência de seu superior hierárquico, e só poderá iniciar a pesquisa ou atividade educacional envolvendo animais após a avaliação da Comissão, apresentada em Parecer.

Entende-se por utilização: manipulação, captura, coleta, criação, experimentação (invasiva ou não-invasiva), realização de exames ou procedimentos cirúrgicos, ou qualquer outro tipo de intervenção que possa causar estresse, dor, sofrimento, mutilação e/ou morte.

Utilização de Animais não-vivos deve obedecer a legislação e os regulamentos internos em vigor, além de ser compatível, por analogia, com as norma éticas do regimento da CEUA.

Acesse o "Tutorial CEUA"  e acompanhar o passo a passo para o preenchimento das documentações e o modo de submissão na Plataforma CEUA, os documentos encontram-se anexo aos Formulários CEUA na página CEUA no site UNIPAM, ou a seguir na lista de documentos abaixo.

Formulário De Submissão De Projetos De Pesquisa

Projeto de Pesquisa

Termo de Compromisso de Equipe Executora

Termo Anuência do Coordenador do Laboratório

Ou

Termo De Consentimento do Responsável Pelo(s) Animal(ais)

Ou

Termo De Responsabilidade Do Responsável Técnico Do Produto Investigacional